Defensor e Grêmio se enfrentam no Estádio Luís Franzini pelas 1ª rodada do Grupo 1 da Copa Libetadores da América. O Defensor se classificou para a competição por ter sido o vice-campeão uruguaio de 2017. A equipe vem motivada por conta do bom inicio de Campeonato Uruguaio. O técnico Eduardo Acevedo aposta na habilidade do experiente meia Nicolas Correa para surpreender os brasileiros. O Grêmio vem para defender o título conquistado na temporada anterior. A equipe brasileira vem motivada por conta do título da Recopa Sul-americana diante do Independente. O técnico Renato Gaúcho aposta na habilidade do atacante Luan, eleito o melhor jogador da América do Sul na temporada anterior, para começar com o pé direito do torneio. Ramiro, Pedro Geromel e Marcelo Grohe são outros destaques da equipe gaúcha.
As equipe se enfrentaram duas vezes pela Libertadores em 2007, com uma vitória para cada lado. 6 a 2 para o Grêmio no Brasil, e 2 a 0 para o Defensor no Uruguai.
O Grêmio venceu a Libertadores 2017, onde fez 14 jogos, com 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
O Grêmio também é o atual campeão da Recopa, conquistando o título diante do Independente com dois empates, 1 a 1 fora de casa e 0 a 0 em casa.
O nosso palpite: Defensor Sporting - Gremio
O Defensor até faz bom inicio de temporada, porém costuma fraquejar quando enfrenta equipe mais tradicionais. O Grêmio não faz boa campanha no Campeonato Gaúcho, porém vem do título da Recopa. Os gaúchos são os grandes favoritos ao 1º lugar desse grupo. O jogo promete ser muito disputado, mas por ser o atual campeão e possuir uma equipe bem mais qualificada que o seu adversário, acreditamos que o Grêmio saia no mínimo com o empate do Uruguai.